top of page

Passeio de Barco pela Orla de Niterói ate a Praia de Itaipu.


Roteiro detalhado pela Orla de Niterói até a Praia de Itaipu

Preparamos um post completo para você que tem dúvida de qual roteiro escolher para o seu próximo passeio de barco. Nas últimas 2 postagens abordamos os trajetos pela Orla do Rio de Janeiro (até as Ilhas Cagarras) e Baia de Guanabara. Nesse artigo daremos destaque ao nosso roteiro sugerido pela Orla de Niterói (até a Praia de Itaipu).


Vale ressaltar, que esses são apenas algumas recomendações de roteiros, mas o cliente também pode personalizar da forma como quiser e também fazer mais de um roteiro sugerido no mesmo passeio. Todos os roteiros sugeridos são incríveis e foram desenhados de acordo com o histórico de feedback positivo de nossos clientes.


Entretanto, todos eles tem as suas particularidades o que torna impossível dizer que um roteiro é melhor que o outro, tudo vai depender do perfil e expectativa do grupo. Portanto, nosso objetivo principal nesse artigo é ajudá-lo(a) na tomada de decisão para tornar sua experiência a bordo ainda mais empolgante e única.


O passeio começa no embarque em grande estilo e exclusividade na Marina da Glória, com fácil acesso de carro (estacionamento no local) e transporte público (próximo à estação de metrô da Glória), restaurantes renomados e variados (Bota - Italiano, Corrientes 348 - Argentino, Kitchen - Japonês e Café Marinas - variados), além de uma excelente infraestrutura deixada pelo legado das olimpíadas. Após a reforma, a Marina se tornou referencia internacional de alto padrão não somente pelos critérios acima já destacados como também por possuir uma equipe técnica de colaboradores com vasta experiência para realizar a atracação do barco com total segurança.


Logo na saída, a primeira parada é o Aeroporto doméstico Santos Dumont, um dos 10 mais movimentados do país, onde é possível ver de perto inúmeras decolagens de diversos tipos e tamanhos de aviões. Logo a frente, a esquerda é possível ver o MAC - Museu de Arte Contemporânea também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi construído sobre o Mirante da Boa Viagem com 16 metros de altura apresenta o concreto nu e duro numa forma arredondada, suave e moderna.


Em seguida já é possível fazer a primeira parada opcional para mergulho na Praia de Adão e Eva (Niterói). São duas prainhas bem pequenas com aproximadamente 200M de extensão. Esse ponto fica na entrada da Baia de Guanabara já com bastante troca de água do mar, por essa razão quase sempre própria para banho e geralmente calma por estarmos abrigados do vento.


Após a pausa para se refrescar, o barco segue para a Fortaleza de Santa Cruz, que funcionou em defesa na época do império e como presidio politico durante o período da ditadura. Atualmente é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, mas também e recebe muitas visitas guiadas.


Adiante avistamos o Forte São João sede do Centro de Capacitação Física do Exército. Até aqui seria possível visitar essas mesmas atrações escolhendo o roteiro da Baia de Guanabara. Mas, a partir daí somente quem escolher esse roteiro seguirá pela Costa Oceânica de Niterói até o destino (Praia de Itaipu).


A Praia do Forte Rio Branco por ter difícil acesso e ser controlada pelas Forças Armadas manteve sua vegetação costeira preservada e uma vista deslumbrante para a Praia de Copacabana. Logo em seguida temos as Ilhas Duas Irmãs e a Praia do Forte Imbuí situada no bairro de Jurujuba e também controlada pelo exército Brasileiro tem suas areias brancas e finas alguns coqueiros, amendoeiras e casuarinas.


Ao chegar na Praia de Piratininga será fácil reconhecer suas casas e prédios baixos com alguns restaurantes, quiosques e uma movimentada orla, que é muito utilizada pelos moradores do bairro para a pratica de caminhadas e ciclismo. Em frente a e essa belíssima praia fica uma ilhota bem bacana chamada Ilha do Veado, que vale uma parada para foto.


Praia do Sossego é preciso ficar atento para não perder essa atração e não deixar passar despercebido, pois fica Localizada entre a Praia de Piratininga e Camboinhas, a qual também merece destaque antes de chegarmos à Itaipu, que é o nosso destino final desse roteiro.


Paramos mais especificamente no canto esquerdo da Praia de Itaipu em Niterói, que apesar de ser uma praia oceânica, destaca-se por suas aguas calmas devido a enseada criada pelo costão de Itacoatiara. Esse fator naturalmente estimulou o desenvolvimento de uma pequena colônia de pescadores e consequentemente a criação de alguns restaurantes especializados em frutos do mar pela fartura de pescado sempre frescos que ficaram conhecidos por seus pratos muito bem servido e deliciosos.


No caminho de volta ao adentrarmos novamente na Baia de Guanabara chegamos ao point dos barcos, a Urca. Esse cantinho abençoado é destino da maioria dos barcos no fim de tarde, seja para aguardar o por do sol ou beliscar no Restaurante Flutuante. No retorno á Marina da Glória passamos pelas Praias de Botafogo e Flamengo com vista deslumbrante para o Cristo e o Pão de Açúcar até o desembarque na Marina da Glória.


Abaixo listamos algumas informações relevante do funcionamento do passeio de barco. A primeira coisa a se saber é que o passeio será contemplativo e não exploratório. A marinha do Brasil não permite que os barcos fiquem a menos de 200M da costa. Ou seja, nenhum desses locais tem acesso aos pontos turísticos e o mergulho é feito nos arredores do barco.


Quanto ao horário do embarque, a nossa recomendação principal é programar a saída bem cedo, quanto mais cedo melhor, pois na parte da tarde geralmente tem um vento mais forte e as condições do mar não ficam tão boas como na parte da manhã. Desta forma, a navegação não ficará tão confortável e aumenta a chance de algum passageiro marear ou enjoar. No entanto, caso não consiga embarcar cedo esteja aberto a possibilidade de adaptação do roteiro para um trajeto mais abrigado na Baia de Guanabara.


Assim como o passeio pela Orla do Rio de Janeiro até as Ilhas Cagarras, a rota pela Orla de Niterói até a Praia de Itaipu também é realizado em mar aberto e o barco a motor é mais indicado para realizar esse roteiro. Para esse tipo de trajeto o mais aconselhável é fazer de lancha ou iate. No caso de mudança climática ou qualquer eventualidade o retorno para um local abrigado é mais rápido e fácil. Para os amantes de veleiro e catamarã a dica é ficar muito atento às previsões, e se aventurar em um dia que as condições estejam favoráveis para fazer essa travessia em mar aberto com segurança.


A nossa empresa não faz o passeio regular com venda de ingresso por pessoa. O valor desse passeio privativo contratando uma lancha pode variar, mas na média custa R$2.000 para até 10 passageiros e o Iate a partir de R$5.000 para ate 20 passageiros, já incluído combustível e o comandante com duração de até 6 horas.


Para que o cliente possa administrar melhor o seu tempo a bordo, o tempo médio de navegação saindo da Marina da Glória e indo direto até a Praia de Itaipu é de aproximadamente 1 hora e a duração do passeio de até 6 horas justamente para fazer paradas para foto, mergulho durante todo o trajeto e almoçar no Restaurante Pli On Board na Praia de Itaipu (eles entregam no barco ou é possível almoçar em terra. o restaurante possui um bote que leva os passageiros até a praia) ou preparar o tradicional churrasco a bordo.


Veja o vídeo abaixo que preparamos especialmente para você fazer um passeio virtual por esse roteiro maravilhoso e conhecer os pontos mais importantes por onde o barco passará. Vale ressaltar, que fazemos também seu roteiro personalizado e temos barcos próprios - reserve sem intermediários, o que nos permite garantir o melhor custo benefício do mercado.


Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags