Passeio de Barco no Rio de Janeiro - Roteiro Baia de Guanabara.
Você sabia que o nome da nossa cidade tem relação com a Baia de Guanabara? Os portugueses nomearam dessa forma por ter sido descoberto no mês de Janeiro e terem confundido a entrada da Baia com a foz de um grande rio. Por isso nomearam como Rio de Janeiro.
Existem inúmeras curiosidades envolvendo o local, que por ter sido durante muito tempo a única porta de entrada com acesso somente pelo mar (de barco), foi palco de diversos acontecimentos importantes. Contudo, o nosso objetivo principal nesse post é exclusivamente ajudar os nossos clientes a escolher o melhor roteiro para o seu passeio de barco no Rio de Janeiro.
Por essa razão, listamos abaixo algumas vantagens, que alinhando as expectativas com o perfil do grupo, a escolha pelo roteiro na Baia de Guanabara pode ser a decisão mais indicada e adequada, quando comparamos com outras opções de roteiro em mar aberto (Orlas do Rio de Janeiro até as Ilhas Cagarras ou Niterói até a Praia de Itaipu).
- Diversos pontos turísticos e culturais, que além de contar a história viva do local deixarão suas fotos incríveis.
- Roteiro é abrigado de mar e vento. Fato que tornará o passeio tranquilo e recomendado para todas as idades.
- Ao contrário do que muitos pensam, tem bons pontos de parada para mergulho como por exemplo as Praia Vermelha e Adão e Eva.
- Parada opcional para almoçar no Restaurante Flutuante da Urca aos pés do Pão de Açúcar e Cristo Redentor.
- Ponto estratégico em Niterói para ver o por do sol com vista única para a cidade maravilhosa.
- Rota internacional de navios cargueiros e plataformas de petróleo. Por sorte será possível avista-los bem de perto.
- Bons pontos de pesca para quem curte o esporte.
Praticamente todos os barcos inclusive os sem motor (veleiros e catamarãs) são uma boa opção para fazer esse passeio. O ticket médio por pessoa no passeio regular 80 a 200 reais, e no barco privativo aproximadamente 2 mil reais para até 10 passageiros.
Caso prefira incluir um pouco de adrenalina reserve uma lancha ou iate, que te entregarão mais conforto e agilidade no deslocamento, para tornar sua experiência a bordo ainda mais divertida. Não existem passeios regulares para essa categoria de barco, mas temos o passeio privativo a partir de 1.500 mil reais para até 10 passageiros (na baixa temporada nos dia de semana exceto feriados).
No entanto, caso o seu objetivo seja comemorar uma data festiva (aniversário, evento corporativo, casamento e etc), o mais indicado são as traineiras, saveiros e escunas, que comportam mais passageiros e tem uma infraestrutura completa para realizar seu evento no mar. O ticket médio por pessoa no passeio regular 80 a 100 reais com 2 horas de duração e no barco privativo aproximadamente 5 mil reais para até 140 passageiros durante 5 horas, já incluído o combustível e a tripulação. Vale ressaltar, que para fazer um evento, diferente de um passeio, é preciso pensar nos outros custos por exemplo de buffet e dos profissionais (DJ, barman, fotógrafo, decoração e etc).
O trajeto é repleto de atrações e começa com o embarque exclusivo na Marina da Glória, a qual está localizada no coração da cidade e situada no centro da Baia de Guanabara. Possui fácil acesso de carro e transporte público, além de ótima infraestrutura para realizar a atracação do barco com total segurança. O primeira parada é o Aeroporto doméstico Santos Dumont, um dos 10 mais movimentados do país.
A segunda atração e não menos importante é a Ilha Fiscal onde foi realizado o último baile do império, realizado alguns dias antes da Proclamação da República. Adentramos à Baia até chegar no Moderníssimo Museu do Amanhã localizada na Zona Portuária, que traz uma proposta futurista e palco de congressos internacionais e debates de soluções para um mundo melhor.
Aproximadamente 10 minutos de navegação adiante, chegamos os pilares da Ponte Presidente Costa e Silva. Até hoje ainda uma das maiores da América Latina. realmente um grandioso feito arquitetônico, que agilizou o acesso terrestre entre as Cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Seguindo nosso roteiro, agora já na costa de Niterói temos o Teatro Oscar Niemeyer com capacidade para 460 espectadores na parte coberta e até 20.000 pessoas na área externa.
Agora já na metade do circuito, recebemos de braços abertos o MAC - Museu de Arte Contemporânea também projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer foi construído sobre o Mirante da Boa Viagem com 16 metros de altura apresenta o concreto nu e duro numa forma arredondada, suave e moderna.
Em seguida fazemos a primeira parada para mergulho na Praia de Adão e Eva (Niterói). São duas prainhas bem pequenas com aproximadamente 200M de extensão. Esse ponto fica na entrada da Baia de Guanabara já com bastante troca de água do mar, por essa razão quase sempre própria para banho e geralmente calma por estarmos abrigados do vento.
Após a pausa para se refrescar, o barco segue para a Fortaleza de Santa Cruz, que funcionou em defesa na época do império e como presidio politico durante o período da ditadura. Atualmente é a sede da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, mas também e recebe muitas visitas guiadas.
Saindo da Boca da Barra como é conhecida a entrada da Baia de Guanabara, já em mar aberto em direção à Praia Vermelha, que sem dúvida é um dos pontos altos desse roteiro. Com uma vista deslumbrante e de preservação ambiental, seu mar verde convidativo para recarregar as energias antes de seguir a viagem.
Logo a frente passamos pela Praia de Fora, um cantinho escondido e pouco conhecido, que pode ser avistada somente pelo mar por ser uma área militar, restrita ao exercito Brasileiro. Adiante avistamos o Forte São João sede do Centro de Capacitação Física do Exército até adentrarmos novamente na Baia de Guanabara chegando ao point dos barcos, a Urca. Esse cantinho abençoado é destino da maioria dos barcos no fim de tarde, seja para aguardar o por do sol ou almoçar no Restaurante Flutuante.
No caminho de volta até a Marina da Glória passamos pelas Praias de Botafogo e Flamengo momento de reflexão, curtir a navegação e pegar um ar fresco no rosto até o desembarque. Vale ressaltar, que o passeio é contemplativo e não exploratório. A marinha do Brasil não permite que os barcos fiquem a menos de 200M da costa. Ou seja, nenhum desses locais tem acesso e o mergulho é feito nos arredores do barco.
Veja o vídeo abaixo que preparamos especialmente para você conhecer e fazer um passeio virtual por esse roteiro encantador. Gostou?! Fazemos também seu roteiro personalizado! Reúna seu grupo e viva essa experiência a bordo conosco. Venha conhecer a cidade maravilhosa de um novo ângulo! Temos um portfólio completo de barcos para atender a todos os gostos, tamanhos de grupos e perfis de clientes. Nossos barcos são próprios - reserve sem intermediários o que nos permite garantir o melhor custo benefício do mercado.
Comments