Passeio de Barco - Ilhas Cagarras
O mundo náutico está cada vez mais presente e acessível muito por conta dos passeios turísticos, que atualmente é muito procurado não só por turistas como também por moradores da própria cidade. O carioca descobriu que ainda que seja possível chegar em suas praias por meio terrestre, a vista de um outro ângulo que o barco proporciona muda a perspectiva e surpreende até mesmo quem já está acostumado com tanta beleza natural no seu dia a dia.
Os Roteiros de Barcos no Rio de Janeiro são os mais diversos possíveis e ainda podem ser personalizados para os clientes mais exigentes. Mas, os passeios mais tradicionais e procurados são trajetos pela histórica Baia de Guanabara, Orla do Rio de Janeiro até as Ilhas Cagarras e Niterói até a Praia de Itaipu.
Possivelmente você clicou para ver esse post deve estar procurando a resposta que todos os nossos clientes nos fazem: Qual é o melhor roteiro? A resposta é simples e objetiva, não existe melhor roteiro nem o mais bonito. Todos os roteiros são maravilhosos e imperdíveis, mas cada um tem a sua particularidade. É preciso entender qual é o seu objetivo para escolher o roteiro que melhor se encaixa dentro do seu objetivo e suas expectativas.
Hoje em dia o aluguel de barco está mais popularizado e é bastante procurado não somente para quem quer passear como também para quem procura festejar (eventos corporativos, aniversários, casamento, formatura e etc). Para esses casos o barco mais indicado são as traineiras, escunas e os saveiros, que são barcos maiores, contudo mais lentos e não são recomendados para navegação em mar aberto e o roteiro mais aconselhado é abrigado na Baia de Guanabara.
Nesse artigo vamos nos aprofundar no roteiro mais cobiçado pelos nossos clientes que é o trajeto por onde o barco navega pela Orla da Zona Sul da cidade passando pelas mais belas e famosas praias do mundo, como por exemplo Copacabana e Ipanema. Além disso, as Ilhas Cagarras são o único destino sem acesso terrestre. Ou seja, só é possível acessar de barco, o que torna a experiência ainda mais exótica e atrativa.
Monumento Natural das Ilhas Cagarras é são formado por um conjunto de sete ilhas e rochedos (Laje da Cagarra, Cagarra, Filhote da Cagarra, Matias, Praça Onze, Comprida e Palmas), considerada pelos especialistas como sendo um refúgio de biodiversidade que abriga espécies endêmicas e ameaçadas, um sítio arqueológico, um corredor migratório de baleias jubartes, uma área de interação de mais cinco espécies de cetáceos e um importante ninhal de aves marinhas.
Por ser considerado uma área de proteção ambiental, o arquipélago não pode ser acessado pelos passageiros. Mas, é permitido o mergulho. É preciso saber, que chegando a esse ponto a embarcação estará totalmente exposta em mar aberto a cerca de 5km da costa (Praia de Ipanema) e a menos 15 metros de profundidade. Portanto, não se aventure, pois somente os mergulhadores experientes e com os equipamentos profissionais estão aptos a ver a vida marinha do local.
A ideia principal do passeio de barco é que ele seja feito de forma contemplativa e não exploratória. Todavia, não deixe de fazer uma parada para fotos e mergulho para refrescar e recarregar as energias (sem se afastar do barco) e apreciar não só a beleza do local como a vista de toda orla da Zona Sul da cidade maravilhosa.
Nossa recomendação principal é programar o embarque bem cedo, no máximo 08 horas, pois a parte da tarde geralmente tem um vento mais forte (predominância de leste durante todas as estações do ano) e as condições do mar não ficam tão boas como na parte da manhã. Além de ser mais arriscado a navegação não fica tão confortável e aumenta a chance de marear ou enjoar. No entanto, caso não consiga embarcar cedo esteja aberto a possibilidade de adaptação do roteiro para um trajeto mais abrigado.
O barco a motor é mais indicado para realizar esse roteiro até as Ilhas Cagarras. Para esse tipo de trajeto o mais aconselhável é fazer de lancha ou iate. No caso de mudança climática ou qualquer eventualidade o retorno para um local abrigado é mais rápido e fácil. Para os amantes de veleiro e catamarã a dica é ficar muito atento às previsões, e se aventurar em um dia que as condições estejam favoráveis para fazer essa travessia em mar aberto com segurança.
O valor desse passeio contratando uma lancha pode variar, e nem sempre apenas o tamanho será o fator mais importante. É preciso considerar também todos os acessórios, modelo, ano, motorização, estado de conservação e etc. O valor médio de uma lancha para até 10 passageiros é de R$2.500, já incluído combustível e o comandante. O cliente pode trazer a sua alimentação sem custo extra ou incluir os serviços adicionais (opcional) como por exemplo buffet, DJ, salva vidas e etc.
Para que o cliente possa administrar melhor o seu tempo a bordo, o tempo médio de navegação saindo da Marina da Glória e indo direto até as Ilhas Cagarras de lancha é de aproximadamente 1 hora e a duração do passeio de até 6 horas justamente para fazer paradas para foto, mergulho durante todo o trajeto e almoçar no Restaurante Flutuante da Urca ou preparar o tradicional churrasco a bordo.
É possível contratar dois diferentes tipos de passeio para as Ilhas Cagarras. Existem empresas que oferecem o passeio compartilhado, onde é vendido por pessoa e o privativo. A grande vantagem do passeio privativo, além de ser exclusivo e não misturar outras pessoas desconhecidas no seu passeio é a possibilidade de ir administrando o tempo e as quantidades de paradas do barco diretamente com o comandante.
Agora que você já sabe como funciona e o que esperar desse passeio está esperando o que para reunir os amigos e familiares para curtir um dia diferente?! Temos um portfólio completo de barcos (lanchas, iates, veleiros, traineiras, catamarãs, escunas e saveiros) para atender a todos os gostos, perfil de cliente e tamanhos de grupos. Garantimos o melhor custo benefício do mercado - Reserve sem intermediários e mergulhe de cabeça nessa ideia.
Comments