top of page

10 dicas para fazer o melhor passeio de barco no Rio de Janeiro

Pensou em fazer um passeio de barco no Rio de Janeiro? Então antes de alugar um barco no RJ você precisa ver essas dicas que preparamos para você obter a melhor experiência a bordo. Então, sem enrolação vamos direto a eles:


1. Aonde devo pesquisar?

O melhor e mais confiável site de busca disponível hoje é o Google. Mas, é preciso ter certo cuidado com essa ferramenta. Como saber filtrar e analisar os resultados? Primeiro passo é escolher bem a forma de perguntar. Quanto mais direto e especifico melhor será sua resposta. Ainda sim, faça a mesma pergunta de maneiras diferentes (por exemplo: Passeio de barco no RJ, aluguel de lancha no Rio de Janeiro, Festa no barco com embarque na Marina da Glória e etc.). Devido ao forte concorrência do leilão nem sempre as melhores empresas aparecerão na primeira página para a sua pergunta. Não clique nos anúncios pagos (patrocinados) e sim nos resultados orgânicos, que o sistema considera os resultados mais relevantes para sua pesquisa.


2. Qual empresa devo contratar?

O mercado náutico evoluiu bastante nos últimos anos e algumas agencias buscaram se profissionalizar. Mas, infelizmente ainda hoje é possível encontrar alguns amadores operando sem um padrão qualidade. Como se esquivar desse problema? Após selecionar algumas empresas no processo anterior, recomenda-se pesquisar por cada uma separadamente (clareza de informações no site, agilidade no atendimento no WhatsApp, segurança e firmeza nas respostas ao telefone, quantidade e nota das avaliações, tempo de mercado, se possui barcos próprios ou se são apenas intermediários).


OBS: Não filtrar por menor preço e sim pelo melhor custo benefício. Manter um barco e entregar um serviço de qualidade não é barato e certamente o melhor preço não deverá ser a sua melhor escolha. Caso esteja fora do seu orçamento é preferível optar por não fazer o passeio de barco à assumir qualquer risco, pois estamos lidando com vidas e nesse caso o prejuízo pode não ser somente financeiro.


3. Qual o objetivo da sua locação?

É possível alugar um barco para diversos tipos de experiência. A mais comum e procurada é o passeio, que pode ser privativo (somente com o seu grupo e o valor será pelo barco) ou compartilhado (dividindo o barco com outros grupos e pagando o valor por pessoa). Dentro desta categoria é possível fazer o passeio contemplativo para conhecer a cidade de outro ângulo ou até mesmo promover uma festa no barco (aniversário, despedida de solteira, formatura, eventos corporativos, casamentos e etc.).


4. Qual melhor local de embarque e desembarque?

Apesar do Rio de Janeiro ser cercado pelo mar é difícil de acreditar, mas infelizmente existem poucos pontos de embarque. Dos poucos que existem entre publico e privado a maioria está em péssimas condições de manutenção. Entretanto, na direção oposta dessa triste realizada vivida pela nossa cidade maravilhosa, a Marina da Glória graças aos investimentos federais para a preparação dos Jogos Olímpicos recebeu uma modernização tornando-se referencia alto padrão internacional. Situada no coração da cidade com fácil acesso, conta com uma infraestrutura completa (estacionamento, banheiros, restaurantes e lanchonetes, shopping náutico, maquinário de ponta e profissionais treinados e experientes), é sem dúvida o melhor e mais indicado local para se fazer o embarque e desembarque com total segurança.


5. Qual melhor barco?

Porque esse ponto é tão importante? Geralmente usamos a palavra Barco de uma forma genérica, mas você precisará definir se o seu passeio será em uma lancha, iate, veleiro, catamarã, traineira, saveiro ou escuna). Cada categoria de barco tem uma infraestrutura diferente entre si, que atenderá melhor seu objetivo. As Lanchas e iates são embarcações de menor porte (até 20 passageiros), os veleiros para amantes da vela que não curte o barulho do motor e as traineiras, saveiros, catamarãs e escunas para quem busca fazer um evento, pois são barcos de maior porte (até 150 passageiros) com estrutura para festa (bar, cozinha, pista de dança e etc.).


6. Qual melhor data do passeio?

Essa pergunta parece irrelevante, mas se tratada com a devida atenção pode se tornar uma vantagem, que poderá ser usada como trunfo na negociação. Não entendi, como assim? Vamos explicar! Se por acaso o grupo tem flexibilidade para agendar o passeio para um dia de semana é possível que você consiga negociar um horário flexível ou uma cortesia (hora extra, churrasqueira e etc.).


7. Qual melhor horário do passeio?

O tempo médio dos passeios é de 5 horas de duração e geralmente a agenda dos barcos é dividida em blocos de horários. O período da manhã é mais recomendado para crianças, idosos e grupos que queiram navegar em mar aberto devido sol estar mais ameno, o vento estar mais fraco e consequentemente o mar mais calmo. As vantagens do período da tarde é a possibilidade do por do sol (quando acontece é um fenômeno muito bonito de se apreciar principalmente do mar) e ver a cidade maravilhosa toda iluminada e sua vida noturna pulsante.


8. Qual o melhor roteiro?

Depende do objetivo do grupo. Por isso é fundamental definir o objetivo principal do passeio. O melhor roteiro para você vai depender do objetivo do passeio, tipo de barco e horário escolhido. Os roteiros mais procurados são Baia de Guanabara (Ilha Fiscal, Museu do Amanhã, Ponte Rio-Niterói, Teatro e Museu Oscar Niemeyer, Praia de Adão & Eva e fortaleza de Santa Crus), Orla do Rio de Janeiro até as Ilhas Cagarras (Praia Vermelha, Copacabana e Ipanema) e Orla de Niterói até a Praia de Itaipu (Piratininga, Ilha de Pai e Mãe).


9. Quais serviços vale a pena terceirizar?

Para os clientes mais exigentes e que gostam de comodidade é possível contratar além do barco os serviços adicionais. Os mais comuns são: barman, garçom, DJ, fotógrafo, salva vidas, e buffet). Esse serviços podem ser incluídos mesmo após a reserva do barco. Então, a dica é reservar para garantir o barco e depois incluir de forma opcional somente os itens que realmente forem importantes e de difícil acesso ao cliente. Por exemplo, ter musica a bordo é fundamental, certo?! Concordo, mas os barcos tem som com conexão bluetooth e você pode montar a sua playlist sem a necessidade de contratar um DJ. Contudo, se alguém do grupo não sabe nada é extremamente recomendado solicitar o salva vidas. Tirando essa questão de segurança todos os outros são comodidades que cada cliente deve avaliar sua real necessidade.


10. Quais fatores fazem a diferença no passeio?

O segredo para se obter a melhor experiência a bordo e extrair tudo que se pode aproveitar e entender muito bem o que está sendo contratado e o que esperar do passeio. Leia alguns blogs e posts de empresas ligadas ao Turismo náutico, estude os diferentes tipos e modelos de barcos, tire todas as suas dúvidas do que é permitido e proibido para não ter surpresas e contra tempos. Estude sobre o roteiro e o que será feito (isso enriquece muito seu tour e você terá conteúdo para passar aos seus convidados). Oriente os passageiros a fazerem uma refeição leve antes de embarcar para evitar marear, se possível disponibilize remédios de enjoo e tome pelo menos 30 minutos antes de embarcar. Se programa para chegar à marina com bastante antecedência para fazer o embarque com calma e sem perder tempo de passeio. Não esqueça de passar o protetor solar e ingerir bastante agua, usar chapéu, óculos escuros, roupas leves e claras.


Espero que este post ajude cada um de vocês na tomada de decisão e que consigamos cada vez mais ajudar a extrair tudo que podemos te proporcionar. Agora que você está mais pronto para fazer o seu passeio de barco aqui na cidade maravilhosa, reúna seu grupo, solicite seu orçamento e deixe o resto conosco. Esperamos vê-los em breve a bordo!

Festa no Barco RJ
Festa a bordo RJ

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page