top of page

Como alugar uma lancha com melhor preço no RJ?

Se você chegou até aqui, é porque você está pesquisando por um passeio de lancha no Rio de Janeiro, mas ainda está perdido e gostaria de saber qual barco deve escolher ou com qual empresa reservar. Certo?!


Esse texto foi elaborado justamente para te ajudar a alugar um barco no RJ com preço justo direto com o proprietário, sem pagar comissão para intermediários, que costumam cobrar em média 1 mil reais em cada aluguel. Portanto, vale a pena pesquisar e economizar!


Porque você precisa ter mais essa preocupação? Não basta ter que organizar tudo? Leia esse artigo até o final, que você saber como fugir dessa "pegadinha" pelo meio caminho.


Desde a pandemia com o confinamento obrigatório, suspensão das viagens e o fechamento das praias, a procura por passeio de barco no RJ atraiu muito o interesse dos cariocas, que descobriram que não é preciso viajar para programar um dia diferente com a família e amigos ou fazer uma festa no barco ou até mesmo conhecer a sua cidade que acredite é ainda mais maravilhosa de um novo ângulo - vista do mar.


Você já deve ter escutado o seguinte jargão: aonde tem demanda tem oferta, certo?! Com esse aumento inesperado na procura pelo serviço, as empresas já maduras e estabelecidas no mercado não conseguiram suprir toda a demanda e logo surgiram os intermediários, que são comumente chamados de broker (corretor).


Esses corretores são as agencias de viagem e hospitalidade, concierges dos hotéis, guias turísticos, taxistas e inclusive algumas empresas que se intitulam como especializadas em aluguel de barco. Mas, o que todos eles tem em comum? Nenhum deles tem barco. Ou seja, eles alugam as embarcações dos proprietários e sublocam para você.


Justo ou não, nosso intuito aqui não é entrar nesse mérito nem avaliar o nível de qualidade do serviço. Alguns inclusive prestam um bom atendimento. Todavia, o nosso ponto central desse artigo é fazer com que você tome a sua decisão de forma mais consciente possível, ainda que seja com um deles.


A partir de agora isso só vai acontecer se você não tiver tempo de pesquisar na internet. Tudo bem, mas aonde e como eu devo pesquisar? A ferramenta de pesquisa mais usada pelos usuários atualmente é o Google.


Você sabe como funciona esse universo? Na verdade é impossível conhecer todas as variáveis desse complexo sistema de algoritmos, que funciona para te oferecer a melhor resposta de acordo com a sua busca. Entretanto, não vamos aprofundar nesse tema, para não perdermos o foco. Então, porque estamos falando disso e o que é de fato importante saber?


Existem duas formas do anunciante ser encontrado no Google. A primeira e mais simples é pagar para aparecer na sua pesquisa. É fácil identificar quando isso acontece. Via de regra são as 4 primeiras da página e sempre está escrito "patrocinado" em cima do link.


O Google faz um leilão entre os anunciantes e não é barato para uma empresa pagar para se manter sempre na parte superior da primeira página. Visto isso, a empresa que você está procurando pode não aparecer na sua primeira busca. Então faça mais de uma pesquisa e com frases diferentes (ex: aluguel de barco RJ, festa a bordo, passeio de lancha no Rio de Janeiro e etc.).


Mas até agora eu não entendi, o que isso tudo tem haver com conseguir o aluguel do barco mais barato no Rio de Janeiro? A resposta é simples, a empresa que você está orçando pode ter acabado de ser criada sem de fato ser o proprietário do barco. Consequentemente em teoria, conforme acabamos de explicar será mais caro! Porque? Pois elas não tem o barco!


A segunda opção e mais confiável são as empresas que aparecem na buscas orgânicas. O que vem a ser isso? São os resultados que aparecem sem a empresa precisar pagar para estar ali. Mas, o Google entende que aquele site é tão bom e relevante para você, que ele quer te mostrar mesmo de graça. A final de contas, ele precisa ser interessante para o usuário.


Nossa sugestão é você listar essas empresas e fazer seu orçamento somente por elas, pois certamente ela já terá um tempo no mercado, um bom conteúdo, muitas avaliações de clientes e nesse caso sua chance de achar o barco sem passar pelos corretores aumentam consideravelmente.


Até aqui falamos de como escolher a empresa de charter para obter os melhores e mais confiáveis orçamentos. Você precisa agora descobrir se esses contatos obtidos na internet são realmente confiáveis e se de fato tem o melhor custo benefício. Resumindo, se essas empresas tem os barcos próprios e você está escapando de pagar a comissão dos intermediários.


Apesar de ser uma investigação você não precisa ser um detetive para fazer essa pesquisa. Na verdade é bem simples e rápido! Você só precisa se atentar a alguns detalhes. Veja as 5 principais dicas abaixo:


1- Acesse o site da empresa e verifique se em algum local menciona "temos barcos próprios - reserve sem intermediários". Agora você já sabe o que significa e é exatamente o que queremos achar - o proprietário do(s) barco(s)!


2- Acesse o WhatsApp e veja no catalogo a quantidade de opções oferecidas. Uma lancha é um patrimônio caro para se comprar e demanda tempo e dinheiro para manter. Ou seja, dificilmente uma empresa terá mais de 5 barcos próprios para te oferecer.


3- Peça o orçamento e compare os valores entre as empresas. Uma lancha para 10 passageiros custa em média 2 mil reais, até 12 passageiros 2,5 mil reais, até 15 passageiros 3 mil reais e até 20 passageiros 4.500 reais. Ou seja, qualquer valor muito acima disso desconfie. Certamente está embutido a comissão do broker (intermediário).


4- Mesmo que esteja dentro do seu orçamento, não se dê por satisfeito! Ainda que a proposta seja boa ligue para a marina ou iate clube aonde o barco esteja atracado e pergunte na administração sobre a empresa e a relação com o barco oferecido.


5- Geralmente os agentes tentam ganhar a disputa oferecendo serviços adicionais, como por exemplo um buffet do jeitinho que você quer (personalizado). O Proprietário precisa concentrar os seus esforços em manter o barco e não terá tempo de fazê-lo. O mais comum é recomendar um parceiro especializado.


Se você chegou até o final dessas 2 etapas (selecionou as empresa proprietárias dos barcos) concentre-se em comparar os barcos e definir qual lancha melhor atende as suas necessidades de acordo com seu orçamento.


Temos outros textos que ajudam a obter informações dos melhores roteiros de lancha no RJ e dicas importantes de como aproveitar o seu passeio de barco para obter a melhor experiência a bordo.


Komentáře


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page