Atrações Ilha Grande
Pontos Turísticos Mangaratiba
Um dos destinos mais procurados pelos turistas na Região dos Lagos, no litoral do Rio de Janeiro, a bela Armação dos Búzios esbanja cenários dignos de cartão-postal. Com praias diferentes entre si devido à geografia irregular de sua costa é parada obrigatória para quem visita o estado fluminense.
O grande motivo para conhecer Búzios está mesmo ao ar livre. Com mais de 20 praias, a cidade tem opções para surfistas, famílias e praticantes de esportes como wind e kitesurf. Embarque nessa viagem e apaixone-se!
Apesar do clima tranquilo da cidade, Búzios tem muito a oferecer, principalmente no verão, quando o agito toma conta da Rua das Pedras e da Orla Bardot. Confira abaixo algumas dicas que preparamos para você ou nos ligue para passeios personalizados.
PONTOS TURÍSTICOS
A Orla Bardot se distingue por uma magnífica escultura realizada pela artista plástica Christina Motta, em tamanho real, da famosa atriz francesa Brigitte Bardot, que visitou pela primeira vez esta parte da península no ano de 1964. A escultura celebra o alvoroço publicitário que deu origem ao funcionamento da infraestrutura turística nesta cidade. Entretanto, a orla abriga muito mais que esta escultura, é todo um caminho que exerce o papel de uma pequena orla da praia do Canto até a praia de Armação. Destacam-se também as esculturas de três pescadores puxando uma rede e do presidente JK (Juscelino Kubitschek), idealizador de Brasília.
Esta rua cosmopolita é o principal centro de reuniões, e em realidade é o coração social de Búzios, pois aqui se concentram os melhores restaurantes, bares, galerias de arte, lojas e até uma sala de cinema com filmes de estreia e clássicos de arte. Na Rua das Pedras conviverá com turistas de diversas partes do mundo, enquanto caminha sobre as pedras polidas que pavimentam a rua dando-lhe nome. No final da rua com a praia dos Ossos encontrará a Orla Bardot, com uma escultura da atriz que deu fama a esta península e que por isso mesmo é um atrativo turístico. Não se esqueça de sua câmera!
O principal atrativo de Búzios são suas praias, mais de vinte e cinco, com enormes extensões de areia e águas que podem ser tranquilas e frias ou de ondas fortes e mornas. Pode-se realizar esportes como o futevôlei, motocross, caiaque, passear de “banana boat”, bodyboarding, surfe, windsurfe, assim como snorkeling e mergulho.
É uma tarefa árdua falar quais são as melhores praias de Búzios, tendo em vista as várias opções que a cidade possui. São praias lindas e algumas paradisíacas, sempre com águas cristalinas e muita beleza ao redor.
Em cada praia uma surpresa. O lado esquerdo tem águas frias devido à passagem de correntes marítimas mais geladas. Já as praias do lado direito possuem águas mais quentes. Entre as principais praias se destacam as seguintes:
-
Praia da Armação – Esta praia está na famosa Rua das Pedras, de grande vida social
-
Praia da Ferradura e Praia das Tartarugas – De águas tranquilas e mornas
-
Praia de Geribá – Cenário de competições esportivas e culturais. Para ver e ser visto
-
Praia João Fernandes – Uma das mais concorridas por seus restaurantes e bares
-
Praia João Fernandinho – De excelente vida noturna
-
Praia Brava – Excelente para esportes aquáticos, como o surfe
-
Praia dos Ossos – Uma das praias mais populares, preferidas pelos amantes de velejar
-
Praia Manguinhos e Baia Formosa – Ambas de águas tranquilas e ideais para o windsurf
-
Praia das Virgens – Monte com uma pequena faixa de areia, acesso por caminhada ou barco
-
Praia dos Amores – Águas mornas e tranquilas, perfeitas para nadar
-
Praia do Canto – Localizada no centro da cidade
-
Praia Azeda e Ferradurinha – Excelentes para o mergulho por suas águas cristalinas e tranquilas
-
Praia Olho de Boi – Importante praia naturista
-
Praia da Foca – Praia de ondas fortes, ideal para surfar
A Praça Santos Dumont é o autêntico coração da cidade. Aqui se realizam eventos especiais todos os fins de semana, que incluem feiras musicais, venda de artesanatos e também, em novembro, sedia algumas apresentações anuais de cinema. Outra opção é a encantadora Praça dos Ossos, que está em frente à praia homônima. Ainda que seja pequena costuma ser acudida pelos amantes da natureza e pelos que buscam um espaço tranquilo para sentar e ler um livro ou ter uma conversa tranquilamente.
Esta humilde capela fundada em 1740 foi a primeira construção religiosa erguida na Armação de Búzios. A imagem de Santa Ana que se encontra neste pequeno templo tem uma interessante lenda sobre sua origem que vale a pena conhecer. Na parte traseira da capela se encontra o antigo cemitério dos escravos que até hoje serve como local escolhido para depósito de urnas fúnebres. Se houver interesse por histórias cheias de misticismo e magia visite esta singular capela.
POÇO DAS TARTARUGAS
Entre as praias Ferradurinha e Amores se encontram umas formações naturais que são concavidades de vários tamanhos e níveis, como bacias, formadas em rochas de origem vulcânica. Estas piscinas naturais oferecem um magnífico espetáculo ao cair a água entre elas com o movimento natural do mar. Ainda que o acesso seja algo difícil, pois requer guias experientes, uma vez estando no local vale a pena desfrutar do maravilhosos espetáculo.
Ponta da Lagoinha é um belíssimo feito geográfico no qual se apreciam lindas formações rochosas e pequenas represas naturais de água cristalina, onde se abrigam uma magnífica fauna e flora. Este lugar é a prova da separação entre o continentes africano e sul-americano, devido a sua composição rochosa e alguns fósseis. O acesso é algo complexo, mas para os amantes da natureza e de trilhas, esta uma paisagem obrigatória, que vale a pena conhecer.
Esta área está localizada na fronteira entre Búzios e Cabo Frio, compreende 3 quilômetros quadrados de bosque e lagos, entre os quais se encontra o único lago de água doce da região, no qual se costumam observar cerca de 83 espécies de aves migratórias; além disso, há 300 espécies de borboletas e mamíferos como o macaco Mãos-pelada, assim como uma grande quantidade de espécies de vegetais em árvores, flores e arbustos. Aqui há um interessante pântano com restos fósseis marinhos de mais de 7000 anos, e alguns vestígios da colonização que se pode visitar junto com guias experientes.
A península de Búzios pode ser apreciada de qualquer um dos mirantes estrategicamente localizados nas bordas da Praia Brava, na praia de João Fernandes, na praia do Forno, sendo esse ultimo o mais concorrido por seu fácil acesso. Realmente vale a pena conhecer esses mirantes para vislumbrar várias praias e as ilhas de um mesmo lugar.
A península de Búzios está rodeada de várias ilhas, que podem ser visitadas em um interessante passeio de três a cinco horas de barco.
Normalmente, durante o passeio são servidos bebidas e salgadinhos ou sanduíches, já incluídos.
Além disso, pode-se pedir para que se pare o barco para um mergulho. As principais ilhas visitadas são:
Ilha Rasa – Localizada a 10 quilômetros do cais de Búzios, com lindas praias
Ilha Feia – Considerada uma reserva natural, com grutas e praias pequenas
Ilha do Caboclo – Reserva ecológica em frente ao centro de Búzios
Ilha Branca – Localizada em frente à ponte de João Fernandes
Aqui se encontra o Búzios Golf Clube, de 2 quilômetros quadrados, considerado como um dos melhores na América Latina. Os fanáticos desse esporte podem passar horas praticando suas tacadas em seus “7 greens” ou se livrando dos interessantes obstáculos ao longo de seu “putting Green” de 18 buracos.
As costas de Búzios são ricas em flora e fauna submarina. A tranquilidade das águas, profundas e rasas, em algumas praias é um convite para contemplar de perto seu ecossistema. Por isso, o mergulho é amplamente praticado ao redor de toda a península. O snorkeling costuma ser praticado nas praias de João Fernandes e João Fernandinho, que têm águas cristalinas, tranquilas e não muito profundas. Além do equipamento poder ser alugado, guias locais podem dar aulas de mergulho e oferecer opções de lugares mais propícios para a prática do esporte.
Graças à variedade de águas e ondas em suas praias, Armação de Búzios é considerada um dos melhores destinos mundiais para a prática de esportes náuticos e de vela. Aqui se realizam competições de windsurf, hobie cats (veleiro), wake boards (esqui aquático puxado por lancha) e kite surf (esqui aquático puxado por espécie de parapente). Também existem escolas especializadas em ensinar esses esportes com os melhores profissionais.